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POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Informação jurídica relativa a proteção de dados

No BMW Group Portugal compreendemos que a utilização dos seus dados pessoais requer a sua confiança. Estamos sujeitos aos mais elevados padrões de privacidade e apenas iremos utilizar os seus dados pessoais para finalidades claramente identificadas e de acordo com os seus direitos de proteção de dados.

A confidencialidade e a integridade dos seus dados pessoais é uma das nossas principais preocupações.

A presente Politica de Privacidade estabelece a forma como a BMW Portugal, Lda., a BMW Bank GmbH - Sucursal Portuguesa e a BMW Renting (Portugal), Lda. utilizam os dados pessoais dos seus clientes e dos seus potenciais clientes no âmbito desta Página Inicial e é composta pelas seguintes secções:

Que empresas compõem o BMW Group Portugal

O BMW Group Portugal desenvolve a sua atividade através de diversas entidades em Portugal.

A BMW Portugal, Lda., com sede em Lagoas Park, Edifício 11, 2º Piso, 2740-422 Porto Salvo, registada na Conservatória de Registo Comercial de Cascais sob o número único de matrícula e de pessoa coletiva número 506698521 (doravante unicamente “BMW Portugal”), coordena a atividade da BMW em Portugal: designa concessionários e oficinas, tem a seu cargo o segundo de nível de suporte ao cliente e as questões técnicas, gere o website BMW.pt, o serviço Connected e promove as marcas BMW, MINI e MOTORRAD da titularidade da BMW em Portugal.

Os serviços financeiros e de aluguer são prestados por entidades distintas: a BMW Bank GmbH - Sucursal Portuguesa, registada na Conservatória de Registo Comercial de Cascais sob o número único de matrícula e de pessoa coletiva número 980191599 e local de representação em Lagoas Park, Edifício 11, 2º Piso, 2740-422 Porto Salvo, e a BMW Renting (Portugal), Lda., registada na Conservatória de Registo Comercial de Cascais sob o número único de matrícula e de pessoa coletiva número 504838270, ambas com sede em Lagoas Park, Edifício 11, 2º Piso, 2740-422 Porto Salvo (conjuntamente designadas por “BMW Financial Services”).

Sem prejuízo de desenvolverem a sua atividade utilizando a marca BMW, ao abrigo de uma licença para comercialização de viaturas BMW e prestação de serviços a estas associados, os concessionários e as oficinas são entidades autónomas e não se encontram juridicamente integradas no BMW Group Portugal. Todas as referências à BMW ou ao BMW Group Portugal constantes na presente Politica de Privacidade incluem apenas a BMW Portugal e/ou a BMW Financial Services e não os concessionários/oficinas.

Quem é responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais

A BMW Portugal é responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos seus clientes e/ou potenciais clientes que procedam ao preenchimento dos seus dados e à submissão do Formulário de Consentimento para Comunicações de Marketing da BMW Portugal através desta Página Inicial. A BMW Portugal será igualmente responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos clientes da BMW Financial Services caso tenha consentido na sua comunicação nos termos do Formulário de Consentimento para Comunicação Individual da BMW Financial Services.

A BMW Financial Services é responsável pelo tratamento dos dados pessoais dos seus clientes que procedam ao preenchimento dos seus dados e à submissão do Formulário de Consentimento para Comunicação Individual da BMW Financial Services através desta Página Inicial.

Os concessionários e/ou oficinas (o concessionário/oficina por si escolhido, o concessionário da sua última compra de viatura, o concessionário/oficina do seu último serviço/reparação ou o concessionário/oficina geograficamente mais próximo da sua morada) serão responsáveis pelo tratamento dos dados pessoais dos clientes e/ou potenciais clientes da BMW Portugal que tenham consentido no recebimento de comunicações de marketing aquando do preenchimento do Formulário de Consentimento para Comunicações de Marketing da BMW Portugal.

Apesar de a presente Politica descrever a utilização dos seus dados pessoais por parte dos concessionários/oficinas, estes podem proceder a recolhas autónomas dos seus dados e ter as suas próprias políticas de privacidade, as quais determinam como irão proceder à sua utilização. Assim, é importante que leia essas políticas de privacidade. Deverá contatar diretamente o concessionário/oficina relativamente a qualquer alteração ou questões relativas à utilização que por estes é feita dos seus dados pessoais.

Como é que recolhemos os seus dados pessoais

Os seus dados pessoais serão recolhidos e tratados nas seguintes situações:

  • Se proceder ao preenchimento dos seus dados pessoais e à submissão do Formulário de Consentimento constante desta Página Inicial; e/ou
  • Se adquirir e/ou utilizar um produto ou serviço BMW junto do BMW Group Portugal e/ou dos seus concessionários/oficinas.

Para que finalidades e com que fundamento podem ser utilizados os seus dados pessoais

Os seus dados pessoais serão recolhidos e utilizados para fins de Assistência ao Cliente e Marketing (comunicação de informação e produtos do BMW Group), nos estritos termos por si selecionados nos Formulário de Consentimento constantes desta Página Inicial.

Nos termos da legislação de proteção de dados vigente na União Europeia (o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) a utilização de dados pessoais tem de justificar-se ao abrigo de, pelo menos, um fundamento jurídico para o tratamento de dados pessoais. Pode consultar a explicação sobre o âmbito de cada um desses fundamentos.*

O fundamento jurídico aplicável à recolha e utilização dos seus dados pessoais para fins de assistência ao cliente e marketing é o seu consentimento.

*Fundamentos jurídicos para o tratamento de dados pessoais
  • Quando tenha dado consentimento ao tratamento dos seus dados pessoais (para estes efeitos ser-lhe-á apresentado um formulário de consentimento para a utilização dos seus dados, consentimento esse que poderá ser posteriormente retirado);
  • Quanto o tratamento seja necessário para celebrar um contrato consigo ou proceder à sua execução;
  • Quando o tratamento seja necessário para cumprimento das obrigações legais a que o BMW Group Portugal se encontre sujeito;
  • Quando o tratamento seja necessário para alcançar um interesse legítimo e os nossos motivos para a sua utilização prevaleçam sobre os seus direitos de proteção de dados;
  • Quando o tratamento for necessário para que possamos declarar, exercer ou defender um direito num processo judicial contra si, nós ou um terceiro.

Que dados pessoais podem ser recolhidos

As seguintes categorias de dados pessoais poderão ser recolhidas através dos canais e serviços descritos nesta Politica de Privacidade:

Dados recolhidos pela BMW Portugal:

Informação de contacto

Nome; morada; e-mail.

Informação pessoal

Data de nascimento; estado civil; agregado familiar; carta de condução (tipo); profissão; pedidos (por exemplo, informação, test-drive); concessionário/oficina (por si escolhido, da sua última compra de viatura, do seu último serviço/reparação ou geograficamente mais próximo da sua morada); passatempos; método preferido de pagamento; canal preferido de contacto; VIN – número de quadro; nome da empresa.

Dados de identificação

Número de cliente; número de contrato.

Histórico de cliente

Rácio de satisfação de cliente; ofertas recebidas; viatura(s) adquiridas, incluindo informação sobre modelo, configuração, data de compra, data de registo, matrícula, data da encomenda, data da entrega, proprietário, preço; informação de garantia; valor residual; informação da BMW Financial Services; detalhes de compra de peça, acessórios e produtos Lifestyle; dados recolhidos durante idas a concessionários (por exemplo, pedidos, informação de solicitações, consultor de vendas responsável, histórico de assistência); histórico de campanhas /respostas; dados facultativos do cliente sobre viaturas adquiridas a outros fabricantes, por exemplo plataforma BMW Usados; participações em eventos (local, empresa); histórico de reclamações.

Dados de utilização da viatura

Histórico de manutenções; nível de combustível depósito; autonomia; dados RTTI - Real Time Traffic Information (informação de trânsito em tempo real); temperatura exterior; localização (incluindo recolha no caso de viatura de aluguer) ou local de estacionamento (apenas se a viatura estiver estacionada e se a conta Connected Drive estiver ativa; quilometragem; velocidade média; utilização de serviços digitais.

Dados de aplicações, página de internet e redes sociais

Se o cliente se registou ou autenticou, é possível a utilização dos seguintes dados: utilização média da aplicação (comportamento dentro das aplicações); informação de localização; utilização de entretenimento online; utilização da página do BMW Group Portugal utilizada; utilização das redes sociais da BMW (por exemplo, visitas e publicações nos fóruns).

Dados recolhidos pela BMW Financial Services:

Informação de contacto

Nome; detalhes de contacto (morada, telefone, telemóvel; e-mail).

Informação pessoal

Nacionalidade; data e local de nascimento; estado civil; agregado familiar; carta de condução (tipo); profissão e cargo; empregador; rendimentos; dados de conta bancária; concessionário (por si escolhido, ou do contrato em causa); canais de comunicação; VIN – número de quadro.

Dados de identificação

Número de contribuinte; número de cliente; número de contrato.

Histórico de cliente

Rácio de satisfação de cliente e resposta a inquéritos de satisfação; ofertas recebidas; viatura(s) adquiridas, incluindo informação sobre modelo, configuração, data de compra, data de registo, matricula, data da encomenda, data da entrega, do condutor, preço; tipo de contrato e prazo de vigência; rendas; valor residual; histórico de campanhas /respostas; participações em eventos; histórico de reclamações.

Dados de utilização da viatura

Número de quilómetros.

Dados do Portal do Cliente

Caso se tenha registado no Portal do Cliente, é possível a utilização dos seguintes dados: detalhes de como utilizou o Portal, a data e hora e natureza dos seus pedidos, o seu endereço de IP, dados sobre o dispositivo que usa para interagir com o Portal do Cliente.

Como é que mantemos os seus dados pessoais seguros

Utilizamos uma diversidade de medidas de segurança, incluindo encriptação e ferramentas de autenticação, para ajudar a proteger e manter a segurança, integridade e disponibilidade dos seus dados pessoais.

Apesar de a transmissão de dados através da internet ou website não poder garantir total segurança contra intrusões, nós e os nossos prestadores de serviços e parceiros comerciais envidamos os melhores esforços para implementar e manter medidas de segurança física, eletrónica e procedimental destinadas a proteger os seus dados pessoais em conformidade com os requisitos de proteção de dados aplicáveis. Entre outras, implementámos as seguintes:

  • Acesso pessoal restrito aos seus dados pessoais com base no critério da “necessidade de conhecer” e apenas no âmbito das finalidades comunicadas;
  • Transferência de dados recolhidos apenas de forma encriptada;
  • Armazenamento de dados altamente confidenciais (tais como informação relativa a cartão de crédito) apenas de forma encriptada;
  • Proteção dos sistemas de tecnologias de informação através de firewalls, tendo em vista impedir o acesso não autorizado aos seus dados pessoais; e
  • Monitorização permanente dos acessos aos sistemas de tecnologias da informação tendo em vista prevenir, detetar e impedir o uso indevido dos seus dados pessoais.

Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais

Conservamos os seus dados apenas durante o período que for necessário no âmbito da finalidade para a qual estes foram recolhidos.

Uma vez atingido o prazo máximo de conservação, os seus dados pessoais serão anonimizados de forma irreversível (podendo os dados anonimizados ser conservados) ou serão destruídos de forma segura.

Para as finalidades descritas nesta Politica de Privacidade (assistência ao cliente e marketing) os seus dados pessoais irão ser conservados até ao prazo máximo de 12 a 18 meses contados a partir da recolha do seu consentimento ou do último contacto realizado (consoante o que ocorra em último lugar) e caso, dentro deste período, não tenha retirado o seu consentimento.

Com quem podemos partilhar os seus dados pessoais e como é que os mantemos seguros

A BMW é uma empresa global. Assim sendo, os seus dados pessoais podem ser acedidos pelos nossos fornecedores ou prestadores de serviços localizados em países fora do EEE (Espaço Económico Europeu), para as finalidades descritas nesta Politica de Privacidade, nos quais a legislação de protecção de dados poderá ser menos exigente do que a vigente no EEE.

Garantimos que os seus dados pessoais que sejam exportados para fora do EEE serão tratados de acordo com medidas de segurança apropriadas.

Determinados países localizados fora do EEE, tais como a Suíça e o Canadá, já foram reconhecidos pela Comissão Europeia como oferendo um nível de adequado de protecção de dados e, como tal, no que a estes respeita, não serão necessárias salvaguardas adicionais.

Os seus dados pessoais serão transferidos para prestadores de serviços localizados nos EUA que aderiram, junto do Departamento do Comércio dos Estados Unidos, ao Escudo de Proteção de Privacidade EU-EUA.

Por favor contacte-nos* caso pretenda solicitar a disponibilização de informação das salvaguardas específicas que foram aplicadas à exportação dos seus dados para fornecedores/prestadores de serviços localizados fora do EEE.

Os seus dados pessoais estão armazenados nos servidores protegidos dos nossos fornecedores/prestadores de serviços, sendo acedidos e utilizados exclusivamente ao abrigo das nossas políticas e padrões (ou de politicas e padrões equivalentes dos nossos fornecedores/prestadores de serviços).

* Detalhes de Contacto do BMW Group Portugal e do Encarregado da Proteção de Dados
BMW Portugal

Encarregado da Proteção de Dados

dados.pessoais@bmw.pt

Serviço de apoio ao cliente da BMW

Linha telefónica: 808 200 807, disponível das 9:00 às 18:00 de 2ª a 6ª feira

E-mail: info@bmw.pt

BMW Financial Services

Encarregado da Proteção de Dados

dados.pessoais_sf@bmw.pt

Centro de Interação de Clientes

Linha telefónica: 808 202 068, disponível das 9:00 às 18:00 de 2ª a 6ª feira

Portal do Cliente: https://clienteBMW.bmw-bank.pt ou https://clienteMINI.bmw-bank.pt

Como é que pode alterar ou retirar seu consentimento

Pode, a qualquer momento, alterar ou retirar o seu consentimento, com efeitos para o futuro.

Após retirada total das suas declarações de consentimento deixará de ser contactado e de receber comunicações para as finalidades descritas nesta Politica de Privacidade.

Para retirar as suas declarações de consentimento submetidas à BMW Portugal basta aceder novamente à Página Principal, preencher os seus dados pessoais e submeter de novo o Formulário de Consentimento, seleccionando, as caixas de selecção de acordo com as suas preferências. O último Formulário de Consentimento submetido à BMW Portugal irá prevalecer sobre todos os anteriores.

O consentimento concedido à BMW Financial Services pode ser retirado através do Portal do Cliente em ( https://clienteBMW.bmw-bank.pt ou https://clienteMINI.bmw-bank.pt), contactando o Centro de Interação de Clientes através do número de telefone 808 202 068, por correio (BMW Financial Services, CIC, Lagoas Park, Edifício 11, 2.º Piso, 2740-244 Porto Salvo) ou por e-mail info_sf@bmw.pt ou info_sf@mini.pt.

Entre em contacto connosco, os seus direitos de proteção de dados e o direito de apresentar reclamação junto da sua autoridade de controlo

Se tiver alguma questão relacionada com a nossa utilização dos seus dados pessoais deverá, em primeiro lugar, contactar o nosso serviço de apoio ao cliente aqui. Adicionalmente, poderá contactar o Encarregado da Protecção de Dados aqui.

Sujeito a determinadas condições, poderá ter o direito de nos solicitar que:

  • lhe disponibilizemos informação adicional sobre a utilização que fazemos dos seus dados pessoais;
  • lhe facultemos uma cópia dos dados pessoais que nos forneceu;
  • forneçamos os dados pessoais que nos forneceu a outro responsável pelo tratamento a seu pedido;
  • actualizemos quaisquer incorreções nos dados pessoais que conservamos;
  • que apaguemos os dados pessoais cuja utilização deixou de ser legitima;
  • limitemos a forma como utilizamos os seus dados pessoais até que a reclamação apresentada seja investigada.

O seu exercício destes direitos está sujeito a determinadas excepções destinadas à salvaguarda do interesse público (prevenção ou detecção de crimes) ou do nosso interesse (manutenção do sigilo profissional).

Caso exerça algum destes direitos iremos proceder à sua análise e responderemos, expetavelmente, dentro de 1 (um) mês.

Caso esteja insatisfeito com a nossa utilização dos seus dados pessoais ou com a nossa resposta após o exercício de algum destes direitos, tem o direito de apresentar reclamação junto da sua autoridade de controlo (Comissão Nacional de Proteção de Dados – CNPD | Rua de São Bento, n.º 148, 3º, 1200-821 Lisboa | Tel: 351 213928400 | Fax: +351 213976832 | e-mail: geral@cnpd.pt).